- Back to Home »
- noticias »
- Mundos distantes: música de Final Fantasy
A música da famosa série de videogame "FINAL FANTASY" celebrou sua estreia alemã no Gasteig, em Munique.
No último mês de outubro o primeiro jogo de "FINAL FANTASY" comemorou seu 25º aniversário. Por cinco anos, o regente americano e ganhador do Grammy Arnie Roth, às vezes acompanhado pelos compositoresUematsu Nobuo e Hamauzu Masashi, realizou uma turnê através do globo com uma programação excepcional, Distant Worlds: music from FINAL FANTASY. Na noite de 2 de março de 2013, os dois vieram juntos para presentear os fãs alemães com um desses shows especiais, orgulhosamente apresentado pela MünchenEvent no Salão Filarmônico de Gasteig, em Munique. O JaME compareceu ao evento ao lado de, aproximadamente, 2.200 outros convidados.
O grande salão dentro do Gasteig estava lotado, exceto por alguns poucos assentos abandonados, e, não importa para onde se olhava, era possível ver pessoas de diferentes nacionalidades e idades. Pode-se dizer que a música de "FINAL FANTASY" uniu o mundo em um único lugar. Pontualmente, o MünchenChor (o coral de Munique), a Münchner Symphoniker (a Filarmônica de Munique) e Arnie Roth subiram ao palco sob os aplausos tempestuosos da plateia. A noite musical teve início com o som suave da harpa e do coro da famosa canção Prelude. Eram mostrados no telão acima cenas dos 14 jogos (exceto seus spin-offs) e arte conceitual de Amano Yoshitaka. A próxima partitura foi a introdução de "FINAL FANTASY VIII", Liberi Fatali, na qual o coro era de fazer arrepiar. Além disso, o coral estava muito mais alto que os instrumentos, como as baterias e os instrumentos de sopro. Isso não afetou muito o clima; pelo contrário, a plateia parecia fascinada, encantada pelo palco e o telão.
Quando os aplausos estrondosos morreram, Arnie Roth finalmente disse algumas palavras para a multidão. Ele deu boas vindas à plateia e disse que Distant Worlds retornará à Alemanha em 2014, desta vez acompanhada pelo criador Uematsu Nobuo! Depois disso ele anunciou outra música, que não pode faltar em nenhum jogo ou performance: a breve, mas famosa, Victory Theme. Essa foi recebida com muito louvor e vivas. A performance seguinte foi da suave e emocionante Zanarkand, as cordas e o piano guiavam os instrumentos, um sentimento de melancolia e pesar se espalhou. Combinando com a música, foram mostradas principalmente cenas da cerimônia de funeral do jogo no telão. O famoso tema de batalha do oitavo jogo, Don't be Afraid, acelerou o passo e cativou a plateia através de sua performance ligeira de instrumentos de sopro e cordas.
Durante o MC subsequente o regente não só apresentou as próximas canções, como também a cantora Susan Calloway. O próprio Uematsu a havia escolhido. Junto com o MünchenChor ela realizou sua estreia na Alemanha com a canção Memoro de la Stone - Distant Worlds, do décimo primeiro jogo. Era uma composição que parecia ter sido criada dentro dos monastérios da Idade Média, combinando desespero, sacrifício, coragem, esperança e determinação. A obscura e cativante J-E-N-O-V-A foi a próxima, e novamente mudou o clima dentro do espaçoso local. A orquestra tocou lindamente. Infelizmente os instrumentos de corda não tinham chance contra os outros instrumentos à volta, mais altos; porém eles estavam incríveis novamente durante a performance de Theme of Love e criaram, ao lado do piano, flauta transversal e instrumentos de sopro de madeira de som suave, uma balada bela e emocionante.
Mais uma vez, Arnie Roth pediu para que Susan Calloway voltasse novamente ao palco e contou à plateia sobre o intervalo seguinte. Mas, antes disso, a cantora pode apresentar o tema principal de "FINAL FANTASY XIV": Answers. Sua qualidade vocal impressionante, combinada com o coro emocionante, melodia épica e cenas de uma grande luta, mais uma vez causaram arrepios. Com a performance seguinte da mais recenteChocobo Medley, a plateia respirou fundo e também riu. De início o arranjo parecia bastante acolhedor, combinando com os Chocobos nascendo de seus ovos no telão. Pouco depois a canção mudou para um estilo cativante de rumba, e até mesmo o coro providenciou alguns momentos engraçados, com seus membros socando os punhos no ar em certos pontos da canção. Depois que os aplausos da plateia se extinguiram o regente, coro e orquestra aceitaram seu merecido intervalo.
Muitos convidados usaram o período de 20 minutos de espera para um pequeno passeio e para inspecionar os produtos à venda. Por fim, o show continuou com a performance de Opening - Bombing Mission de "FINAL FANTASY VII". Com o padrão de mudanças entre temas empolgantes e momentos suaves que continuou, a orquestra prosseguiu com a emocionante balada Eyes On Me, com a volta de Susan Calloway para cantar a canção. A cantora americana era tão boa quanto a cantora original, Faye Wong. Antes que os músicos pudessem seguir em frente com a próxima música, Arnie Roth contou à plateia sobre os problemas em adaptar a faixa seguinte para uma versão orquestral. Ele também apresentou o pianista e organista Stephan Moser, que conjurou melodias maravilhosamente assustadoras com seu órgão elétrico. Além disso, a performance do coro foi memorável. Foi realmente uma canção de se arrepiar.
Não foram apresentadas somente composições de Uematsu Nobuo nesta noite, mas uma de Hamauzu Masashi também: Blinded By Light, o tema de batalha de "FINAL FANTASY XIII". Porém o entreato de criações de Hamauzu não durou muito. Logo depois da romântica Fisherman's Horizon, a alegre FINAL FANTASY V: Main Theme, e a recém arranjada, mas mesmo assim mágica, Not Alone, foram apresentadas. Até mesmo os fãs dos temas de batalha e vitória fizeram o dinheiro valer a pena. Em um de seus MCs anteriores, Rothanunciou um medley especial consistindo de Battle at the Big Bridge ("FF V"), Seymour Battle ("FF X"), eTatakau mono-tachi ("FF VII"). O medley inteiro foi cheio de energia, tensão e drama. Os aplausos frenéticos ao seu fim foi a recompensa pela excepcional performance dos músicos e também, é claro, do mestre por trás dessas composições. Segundos depois, infelizmente, a última canção da noite começou: Terra's Theme. A canção sonhadora fechou a programação de duas horas e ofereceu, mais uma vez, uma linda interação entre cordas, flautas e trombones, combinada com as incríveis ilustrações de Amano Yoshitaka no telão.
Arnie Roth, MünchenChor, Münchner Symphoniker e Susan Calloway foram honrados com ovações em pé e aplausos duradouros da plateia. Como um grande agradecimento, outra famosa música foi tocada como encore, a poderosa e hipnótica One-Winged Angel, na qual a performance foi novamente recompensada com ovações em pé.
Com certeza um sonho se tornou realidade para muitos fãs dos jogos e das músicas de "FINAL FANTASY" nesta noite. As performances da orquestra, coro, cantora e regente foram excepcionais, e fizeram duas horas passarem incrivelmente rápido. Sem dúvida, os fãs mal podem esperar pelo retorno de "FINAL FANTASY" aos salões de concertos da Alemanha.
Set List:
01. FINAL FANTASY SERIES: Prelude
02. FINAL FANTASY VIII: Liberi Fatali
-MC-
03. FINAL FANTASY SERIES: Victory Theme
04. FINAL FANTASY X: Zanarkand
05. FINAL FANTASY VIII: Don't be Afraid
-MC-
06. FINAL FANTASY XI: Memoro de la Stono - Distant Worlds
07. FINAL FANTASY VII: J-E-N-O-V-A
08. FINAL FANTASY IV: Theme of Love
-MC-
09. FINAL FANTASY XIV: Answers
10. FINAL FANTASY SERIES: Chocobo Medley 2010
-Intervalo-
11. FINAL FANTASY VII: Opening - Bombing Mission
-MC-
12. FINAL FANTASY VIII: Eyes On Me
-MC-
13. FINAL FANTASY VI: Dancing Mad
-MC-
14. FINAL FANTASY XIII: Blinded By Light
15. FINAL FANTASY VIII: Fisherman's Horizon
16. FINAL FANTASY V: Main Theme
17. FINAL FANTASY IX: You're Not Alone
18. FINAL FANTASY SERIES: Battle & Victory Theme Medley
-MC-
19. FINAL FANTASY IV: Terra's Theme
Encore:
20. FINAL FANTASY VII: One-Winged Angel